sexta-feira, 9 de setembro de 2011

O Ashtanga é sim para todos!




É muito comum eu ouvir das pessoas que o Ashtanga não serve para todo mundo o que eu normalmente discordo.A prática não é limitada a um grupo de pessoas como muitos pensam, muitos me falam que o Ashtanga só serve para aqueles que gostam de atividade física forte,saradões ou saradonas; o que não é verdade. O método trabalha com uma série progressiva de posturas o que possibilita o Ashtanga Vinyasa Yoga a qualquer tipo de pessoa que esteja disposta à praticar. O estilo "Mysore" (Nome da cidade ao sul da India, berço do Ashtanga Vinyasa) de ensinar nos dá a possibilidade de trabalhar individualmente com cada pessoa, respeitando seus limites e suas condições.
A sequência do Ashtanga Vinyasa deve ser seguida indiscutivelmente, mas cada pessoa, cada corpo é diferente do outro e nem por isso eu vou modificar a sequencia pois fazendo isso eu não posso nomear minha aula como sendo "Ashtanga Vinyasa"; O que eu posso sim é adequar uma determinada postura à cada corpo ou situação e trabalhar nela até que meu aluno tenha condições de avançar para uma postura mais difícil. No livro de T.K.V.Desikachar -O Coração do Yoga- ele cita que não dá para querer que um aluno faça por exemplo a invertida sobre a cabeça se este não tem os músculos do pescoço fortalecidos.
É obrigação do professor, daquele que ensina, perceber os limites dos seus alunos. Há algum tempo atrás se tinha um conceito muito errado de que as posturas tinham que ser feitas à qualquer preço, com isso, muita gente se machucou, muita gente ficou com uma visão distorcida do que realmente é o Ashtanga Vinyasa;
O método não machuca, o método respeita a individualidade de cada um.
Quem ensina é que pode não ter entendido isso, por isso, é muito cauteloso que ao procurar um professor para iniciar sua pratica de Ashtanga, que você se informe se esse professor vivencia isso no seu dia a dia, se  ele realmente tem o Ashtanga Vinyasa como sua prática diária , se ele tem realmente conhecimento de como o método deve ser ensinado.
T.K.V. Desikachar também fala e é fato que "a recomendação de praticar yoga regularmente segue o princípio de que, por meio da pratica, podemos aprender a estar presentes em cada momento e, com isso, conquistar muito do que antes éramos incapazes de conquistar."
E eu complemento "tanto na prática quanto na vida".
Devagar se vai ao longe, pratique , se informe!
Namastê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário