quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Mantras Ashtanga Vinyasa Yoga


                      Mantra de Abertura

Om
Vande gurunam caranaravinde
Sandarsita svatma sukhava bodhe
Nih sreyase jangalikayamane
Samsara Hala hala mohasantyai
Abahu purusakaram
Sankhacakrasi dharinam
Sahasra sirasam svetam
Pranamami patanjalim
Om
Saúdo os pés de lótus do Mestre Supremo
Que ensina o justo saber e mostra o caminho para o despertar da alma,
Aquele que além das comparações e como o médico da selva,
Extrai da consciência o veneno da ignorância.
Inclino-me frente ao sábio Patanjali,
Que tem forma humana na parte superior do corpo,
Que segura uma espada, uma concha e um disco,
E que esta coroado por uma serpente de mil cabeças


                               Mantra de Encerramento

Om
Svastih prajābhyah paripālayantām
Nyāyena mārgena mahim mahīśāh
Gobrāhmanebhyah śubhamastu nityam
Lokāh samastāh sukhino bhavantu
Om Shanti Shanti Shanti
Om
Que a prosperidade seja glorificada
Que os líderes governem com justiça e pelo caminho do bem
Que a divindade e o conhecimento sejam protegidos
Que todos os seres de todos os lugares sejam felizes

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

O Ashtanga é sim para todos!




É muito comum eu ouvir das pessoas que o Ashtanga não serve para todo mundo o que eu normalmente discordo.A prática não é limitada a um grupo de pessoas como muitos pensam, muitos me falam que o Ashtanga só serve para aqueles que gostam de atividade física forte,saradões ou saradonas; o que não é verdade. O método trabalha com uma série progressiva de posturas o que possibilita o Ashtanga Vinyasa Yoga a qualquer tipo de pessoa que esteja disposta à praticar. O estilo "Mysore" (Nome da cidade ao sul da India, berço do Ashtanga Vinyasa) de ensinar nos dá a possibilidade de trabalhar individualmente com cada pessoa, respeitando seus limites e suas condições.
A sequência do Ashtanga Vinyasa deve ser seguida indiscutivelmente, mas cada pessoa, cada corpo é diferente do outro e nem por isso eu vou modificar a sequencia pois fazendo isso eu não posso nomear minha aula como sendo "Ashtanga Vinyasa"; O que eu posso sim é adequar uma determinada postura à cada corpo ou situação e trabalhar nela até que meu aluno tenha condições de avançar para uma postura mais difícil. No livro de T.K.V.Desikachar -O Coração do Yoga- ele cita que não dá para querer que um aluno faça por exemplo a invertida sobre a cabeça se este não tem os músculos do pescoço fortalecidos.
É obrigação do professor, daquele que ensina, perceber os limites dos seus alunos. Há algum tempo atrás se tinha um conceito muito errado de que as posturas tinham que ser feitas à qualquer preço, com isso, muita gente se machucou, muita gente ficou com uma visão distorcida do que realmente é o Ashtanga Vinyasa;
O método não machuca, o método respeita a individualidade de cada um.
Quem ensina é que pode não ter entendido isso, por isso, é muito cauteloso que ao procurar um professor para iniciar sua pratica de Ashtanga, que você se informe se esse professor vivencia isso no seu dia a dia, se  ele realmente tem o Ashtanga Vinyasa como sua prática diária , se ele tem realmente conhecimento de como o método deve ser ensinado.
T.K.V. Desikachar também fala e é fato que "a recomendação de praticar yoga regularmente segue o princípio de que, por meio da pratica, podemos aprender a estar presentes em cada momento e, com isso, conquistar muito do que antes éramos incapazes de conquistar."
E eu complemento "tanto na prática quanto na vida".
Devagar se vai ao longe, pratique , se informe!
Namastê!